SÃO GOTARDO-MG – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

2012

05/10/2012 (PRIMEIRA CELEBRAÇÃO DA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO GERALDO) – Em outubro, a paróquia Nossa Senhora Aparecida festeja em louvor a Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo.

Essa celebração aconteceu na Quadra da Escola Cecília Meireles, iniciando-se às 19h00. Monsenhor Vanderly presidiu a santa Missa, com a presença de muitos fiéis e do seminarista Rodrigo José Aninha.

O monsenhor pediu para elevarmos nossa gratidão a Maria Santíssima, dizendo que devemos louvá-la. Completando, disse que Deus quer que nos orientemos para o caminho da salvação, contando com o nosso “sim” a exemplo da mãe de Jesus.

No final da celebração aconteceu uma linda homenagem a Nossa Senhora, a mãe da humanidade. Após a bênção final, houve muitos leilões, caldos e tantas outras coisas gostosas.

A festa teve continuidade nos dias 6, 8, 9, 10, 11, encerrando-se no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida (confira na próxima edição).

O monsenhor agradeceu àqueles que contribuíram para a celebração e a todos mais.

Deus abençoe a todos e ao nosso pároco, monsenhor Vanderly.

“São Geraldo, homem de muita fé que vivenciou a Palavra de Deus, rogai a Deus por todos nós! Nossa Senhora Aparecida, com sua ternura, interceda a Deus por toda a humanidade e fortaleça o nosso caminhar!”

EQUIPE PASCOM

30/09/2012 (MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 97 ANOS DE SÃO GOTARDO) – Padre Lucas presidiu a celebração pelos 97 anos de emancipação política de São Gotardo. A santa Missa aconteceu na igreja Matriz São Sebastião, iniciando às 18h30, contando com a participação de grande número de fiéis.

Na igreja Nossa Senhora de Fátima, na Missa das 19h00, com igreja lotada, também teve homenagens para a cidade de São Gotardo, em celebração presidida pelo monsenhor Vanderly.

Na parte da manhã, aconteceu o desfile comemorativo (vide foto), que foi muito bonito.

Querida São Gotardo, parabéns por mais um aniversário.

                EQUIPE PASCOM

23/09/2012 (POSSE DOS COROINHAS) – Todos os coroinhas, meninas e meninos, tomaram posse como servidores no Altar na hora da celebração da santa Missa. Foi um evento muito importante, destacando a presença dos ministérios leigos na IGREJA.  Até mesmo as crianças e adolescentes tem seu lugar no trabalho eclesial, assim, vemos uma IGREJA mais ministerial, onde todo o povo de Deus é chamado a participar.

O Concílio Vaticano II mostra a importância de uma Igreja onde todas as pessoas são chamadas a dar sua colaboração como participantes na ação missionária. Esse compromisso é o mesmo desde a época de Jesus. Ele sempre chama seus discípulos para estar a caminho com o Senhor. Assim, todos os coroinhas são chamados a fazer esse caminho da fé. Eu, monsenhor Vanderly, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, agradeço a todos por essa disposição. Vamos continuar evangelizando todos, pois essa é a proposta de Jesus: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).

Nossos coroinhas são: Amanda Alves de Souza; Denílson R. Ferreira da Silva; Dyonathan Maycon da Silva; Eduardo Alves Pinto; Flávio Babos Gonçalves; Gabriel Campos Dal Posso; Gabriel Vitor; Gustavo Emanuel Oliveira; Hyago Henrique Daniel Maciel S.; João Pedro Venâncio; João Vitor Ribeiro de Morais; Leandro Luiz Ferreira; Leandro Sekita Silva; Lucas Alves; Lucas Rafael Camargos Silva;  Luíz Fernando de Araújo Vargas; Marcelly Fernanda Domingos; Maria Perpétua Soares da Silva; Matheus Alves Pinto; Matheus Henrique Pereira; Nícolly Fernanda Domingos; Pablo Alex Lopes Ferreira; Rafael Campos Dal Posso; Ricardo Sekita; Ricardo Reis Vieira; Rodrigo Nathan de Oliveira;  Rodrigo Sekita Silva e Washington Marcos de Oliveira.

Deus abençoe a todo (a)s coroinhas e suas famílias.

MONSENHOR VANDERLY FRANCISCO DE SOUSA

31/08 a 02/09/2012 (II ETAPA DO ENCONTRO VOCACIONAL MASCULINO) – O encontro aconteceu no Seminário Maior Dom José André Coimbra, em Patos de Minas. Participaram três adolescentes de São Gotardo: Wilian, Pedro e Herbert, ambos com um só objetivo, designar suas vocações.

No dia 31, a Missa foi presidida pelo reitor do Seminário Maior, padre Leonildo Eustáquio da Silva.

No sábado, dia 1, o padre Antonio Carlos Paiva fez uma palestra falando sobre “o ideal do padre” e “experiências sacerdotais”; na parte da tarde, dr. Delzo falou sobre “o ser humano em busca de um ideal”.

No domingo, dia 2, na parte da manhã, o bispo dom frei Claudio teve uma conversa com os vocacionados, incentivando a responsabilidade com a resposta ao chamado de Deus.

O encontro foi muito produtivo e teve participação de vários vocacionados, de diversas cidades da diocese, como: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Ibiá, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Perdizes, Rio Paranaíba e São Gotardo.

WILIAN RABELO – VOCACIONADO DE SÃO GOTARDO

28/04/2012 (PLANO DE PASTORAL DIOCESANO / Setor São Francisco) – O Setor São Francisco, da diocese de Patos de Minas, fez uma reunião em São Gotardo para a preparação do Plano de Pastoral Diocesano. O evento contou com a participação de alguns membros das paróquias e párocos.

Destacou-se a necessidade do comprometimento com a dimensão pastoral a nível setorial, alcançando o maior número possível de pessoas. Um trabalho em conjunto, também valorizando a família, formará a tão desejada comunhão, a unidade da diocese.

Mudanças são necessárias. Na diocese existem bons conteúdos e ótimas iniciativas, mas é preciso organização para a missão, visando atingir a meta idealizada que é a formação de novos líderes.

Foram indicados os meios, as formas, as urgências, as ações a implantar, os organizadores e tudo mais para os trabalhos, sendo que uma equipe diocesana irá caminhar lado a lado com os responsáveis, que somos todos nós.

Padre Divino José Gonçalves, pároco da paróquia São Sebastião de São Gotardo, disse que o projeto é importante e que precisa ser direcionado para a missão. Destacou também a necessidade de melhor suporte para um trabalho inovador.

Como necessidade, o bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturm, pede a implantação do Conselho de Pastoral a nível setorial.

No final, houve uma avaliação da manhã de preparação, tudo focado na missão de ser Igreja de fato.

Desejamos um bom trabalho de evangelização em toda a nossa diocese e o aparecimento de novas lideranças, direcionadas no ardor missionário.

EQUIPE PASCOM

27/04/2012 (MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DO PADRE ORLANDO) – Padre Orlando José de Oliveira, administrador da paróquia Santa Cruz e vigário na paróquia Nossa Senhora Aparecida, comemorou mais um aniversário natalício.

O momento festivo da Eucaristia teve início às 19h00. Foi a primeira Missa da Festa de Santa Cruz 2012 a ser celebrada no Santuário; as outras, iniciadas no dia 19/02, haviam sido celebradas em residências urbanas e rurais de fiéis de Guarda dos Ferreiros.

Agradecendo primeiramente a Deus, padre Orlando sentiu-se muito alegre por mais um ano de vida. Na homilia, ele destacou que a Igreja vive da Eucaristia, a fonte de missão que nos fortalece no dia a dia, quando entramos em comunhão com Jesus. Falando do “amar aos irmãos”, ele denotou a necessidade do anúncio de que Jesus ressuscitado sempre nos conduz.

Nas preces, foi pedido pelo aniversariante, para que Deus o ilumine, dando-lhe muita saúde e para que os seus dons sejam muito abençoados.

No final, os guardianos prestaram homenagens ao seu administrador, cantando parabéns e entregando-lhe um singular presente. Padre Orlando, que já havia enaltecido as lutas e conquistas da paróquia, agradeceu pelo carinho de seus fiéis e pelo presente. E, bendizendo a Deus pelos anos vividos, disse que, entre outros, o maior presente é a dádiva de Deus da amizade de seus paroquianos.

Padre Orlando, parabéns! Deus abençoe o senhor, seus fiéis e todos que contribuem para o crescimento espiritual e físico da comunidade Santa Cruz, como exemplo a construção já bem adiantada do escritório da paróquia.

EQUIPE PASCOM

21 e 22/04/2012 (ENCONTRÃO DO EAC) – O encontrão do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) contou com a presença de 77 adolescentes e com total apoio dos nossos dirigentes espirituais: Padre Divino José, Padre Divino Lucas, Padre Orlando José e Monsenhor Vanderley Francisco.

No Encontro, os adolescentes aprendem a lidar com a família, amigos e com o próximo, de uma forma muito legal.

O EAC é uma base para que o adolescente possa aprender e ensinar que, nas nossas vidas, Deus vem sempre em primeiro lugar, pois Ele deu a vida pela humanidade.

Todos os sábados, às 17h00, ocorrem as reuniões no Centro Catequético, onde os adolescentes aprendem mais sobre a vida de Cristo e sobre outros assuntos muito importantes para suas vidas, e dão continuidade no que aprenderam no Encontrão. Onde alguns dos sete casais de tios estão sempre presentes para que ocorra uma maior concentração na reunião.

Este foi o 13º Encontrão do EAC realizado em São Gotardo.

EAC

15/04/2012 (ENCERRAMENTO DA 9ª FESTA DA MISERICÓRDIA EM SÃO GOTARDO) – Atendendo ao pedido que Jesus fez a Santa Faustina, realizou-se a 9ª  Festa da Misericórdia em São Gotardo. O anfitrião, o dono desta festa, foi Jesus Misericordioso; Ele que começou a Festa da Misericórdia, dizendo: “Bem vindo meu filho, bem vinda minha filha. Que bom que você veio… Eu estava esperando por você. Eu vi todos os esforços que você fez para estar aqui”.

Ivone Marques fez uma belíssima oração de entrega, levando os participantes a receber as bênçãos misericordiosas. O oferecimento do terço foi feito por Joana Maria da Purificação. Profissionais da saúde, a Pastoral da Saúde, o Apostolado da Oração das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, uma representação de Guarda dos Ferreiros, a RCC e o Terço dos Homens, foram responsáveis pelas intenções de cada mistério do Terço da Misericórdia.

Com a mesma piedade com que celebrou a Semana das Dores, com o mesmo entusiasmo com que celebrou a Semana Santa e o Domingo da Páscoa, o Padre Divino José fez uma profunda reflexão da Misericórdia Infinita. É Jesus que diz: “A chaga do meu coração é uma fonte de insondável Misericórdia”. Com sua voz possante, o padre fez a reflexão cantando: Misericórdia, oh! Senhor, misericórdia!

Jesus queria uma festa solene. Que é a mais solene: a presença de Jesus Sacramentado no meio de nós! Assim, o Padre Lucas fez a exposição do Santíssimo Sacramento e deu a bênção que há na face da terra.

Para dias especiais, para graças e bênçãos especiais, rezamos as orações nas intenções do santo Padre (o Papa Bento XVI), para receber as indulgências que a festa nos traz.

Celebrar a Festa da Misericórdia é ter um coração agradecido, é testemunhar as graças recebidas. No momento dos testemunhos, houve três edificantes testemunhos.

O ponto culminante desta 9ª Festa foi a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Divino José. Com entusiasmo, ele conseguiu contagiar a todos com a alegria que vem do Espírito Santo.

A Comunidade São Gotardo, sensibilizada, agradece aos padres das paróquias, pois sem eles não teria sido realizada a 9ª Festa da Misericórdia, tão solene e tão piedosa.

 “Oh! Sangue e água que jorrastes do coração de Jesus, como fonte de Misericórdia para nós, eu confio em vós!

MARIA TEREZINHA LEOPOLDINO RESENDE

Apostolado da Divina Misericórdia

15/04/2012 (1.º CAJ) – 78 adolescentes, de 11 a 13 anos, das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, participaram do 1.º CAJ (Crescendo Acompanhados por Jesus) de 2012.

O Encontro aconteceu na Casa de Formação. Tendo início às 08h00, terminou ao meio dia, com o almoço.

Do Seminário Maior de Patos de Minas, veio o seminarista Artur Alan, que é filho de São Gotardo. Ele assessorou a Pastoral Vocacional na realização das atividades. Também estiveram presentes o Padre Divino José, Monsenhor Vanderly e o Padre Lucas, deixando mensagens de fé, entusiasmo e alegria.

A eles e a todos que ajudaram, o nosso agradecimento e nossas preces.

Aviso – Lembramos aos adolescentes que o próximo Encontro será no dia 10 de junho, também na Casa de Formação, a partir das 08h00.

                                                                        EQUIPE VOCACIONAL

08/04/2012 (HEMERSON EXERCENDO O ACOLITATO EM SÃO GOTARDO PELA PRIMEIRA VEZ) – Hemerson Rubens de Oliveira, vocacionado ao sacramento da Ordem (sacerdócio), exerceu o ministério de acólito em São Gotardo, sua terra natal, pela primeira vez.

O acolitato é um dos ministérios de ordem menor, não ordenado, instituído para auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo nos serviços de cuidar do altar na celebração da Santa Missa. Outro ministério instituído é o do leitorato.

Não unicamente vocacionados ao sacramento da Ordem são instituídos acólitos, podendo ser conferido a fiéis leigos, homens.

Ao receberem o ministério, tornam-se também ministros extraordinários da Eucaristia, além disso, em circunstâncias extraordinárias, podem ser encarregados de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis.

Após o acolitato, vêm os ministérios dos ordenados: diáconos (primeiro grau), padres e bispos.

“Acólito Hemerson, que Deus o conduza ao ministério sacerdotal”, disse o Monsenhor Vanderly. Desejo este estendido por toda a Comunidade São Gotardo.

EQUIPE PASCOM

08/04/2012 (DOMINGO DA PÁSCOA) – Com imensa alegria nos reunimos para celebrar o grande acontecimento da nossa fé: CRISTO RESSUSCITOU!

A celebração das 19h00, na igreja Nossa Senhora de Fátima, foi presidida pelo Monsenhor Vanderly. O novo acólito da diocese, Hemerson Rubens de Oliveira, natural de São Gotardo, e o seminarista Charles Arvelos (cursando o 1.º Ano de Filosofia), também celebraram com os fiéis da paróquia.

 “Estamos num tempo muito feliz, onde celebramos a ressurreição de Jesus”, disse o monsenhor.

Acendeu-se o círio pascal e o pároco aspergiu a todos com a água abençoada.

O monsenhor destacou a solenidade da ressurreição de Jesus como marcante de toda ação do Filho de Deus no mundo. Jesus morreu, mas Deus O ressuscitou. E, estando na glória do Pai, Ele participa da nossa glorificação.

Conforme relato de são Paulo, sejamos fiéis à graça da ressurreição de Jesus. Assumamos nossa fé, vivendo o sentido pascal que é testemunhar a ressurreição de Jesus, a vida nova a nós oferecida. E Jesus agirá na nossa salvação.

Com o alimento da Eucaristia, fundamentados na Palavra de Deus, com a Trindade Santa sendo nosso centro e com a sempre intercessão de Maria Santíssima, caminhemos todos os dias para a Páscoa. Afinal, todo dia é Páscoa, sempre com condições novas para atingirmos o Reino de Deus.

Vamos seguir Jesus? Vivamos nossa fé carregando a cruz da vitória, pois em Jesus somos vitoriosos! E a Páscoa é nossa direção à vida eterna!

Monsenhor Vanderly agradece aos fiéis que participaram da Semana das Dores, da Semana Santa e do Domingo da Páscoa, pedindo que Deus abençoe a todos.

EQUIPE PASCOM

07/04/2012 (VIGÍLIA PASCAL) No Sábado Santo, Vigília Pascal, a Mãe de todas as vigílias, presidida pelo Monsenhor Vanderly, contemplamos alegremente que Jesus ressuscitou. O Filho de Deus, luz do mundo, está vivo à direita de Deus Pai.

A Vigília Pascal consta de quatro partes: celebração da luz, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.

Na celebração da luz temos a bênção do fogo, a procissão do círio pascal e o canto do exulte, que proclama a Páscoa, a ressurreição de Jesus.

O círio pascal é o símbolo da presença do Ressuscitado e do Seu imenso amor por nós.

A liturgia da Palavra constou de sete leituras, sete salmos, o Glória, uma Carta de São Paulo aos Romanos e o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 16,1-7).

Na liturgia batismal foi cantada a Ladainha e as promessas do batismo foram renovadas, a fim de assumirmos o compromisso com a vida nova trazida por Cristo ressuscitado.

Na quarta parte da Vigília Pascal, a liturgia eucarística, o altar foi novamente revestido no momento das oferendas. A celebração seguiu e, nos ritos finais, o monsenhor procedeu a solene bênção final, desejando Feliz Páscoa a todos.

Na ressurreição de Jesus, somos salvos! Já estamos no céu! Para isso, sempre voltados para Deus, façamos uma caminhada rumo à nossa santificação, deixando que Jesus glorificado reine em nossas vidas e em nossos corações. Assim, também seremos glorificados.

EQUIPE PASCOM

06/04/2012 (SEXTA-FEIRA SANTA) – Na parte da manhã aconteceu a Via Sacra ao vivo, começando às 07h00, nas escadarias da igreja Matriz São Sebastião, seguindo para o Balneário.

Às 15h00, o Monsenhor Vanderly deu início à Celebração Litúrgica da Paixão do Senhor com comunhão eucarística, na igreja Nossa Senhora de Fátima, tendo adoração de Jesus na cruz através de beijos. O monsenhor denotou Jesus como obediente ao Pai ao morrer na cruz para salvar a humanidade. O altar foi desnudo e o sacrário ficou vazio. Jesus está morto!

E à noite, a partir das 19h00, o monsenhor pronunciou o sermão do descendimento da cruz, com encenação na Quadra da Escola Cecília Meireles.

Jesus está crucificado! Do meio-dia até por volta das 15h00, Ele agoniza. Seu corpo todo dilacerado por causa da nossa redenção! Mãos chagadas! Coroa de espinhos! Sangue saindo do corpo enfraquecido!

Jesus teve sede! Quanta dor! Entregando Seu Espírito nas mãos de Deus Pai, morre! Tudo está consumado!

O coração de Maria, sua mãe, sofre junto! Verônica e as Marias cantam a fé! O corpo de Jesus é rasgado pela lança do soldado! Poucos cristãos ao redor da cruz! Nossa Senhora chora ao aconchegar o corpo morto de seu filho!

Mataram a Jesus! Chuva! Escuridão!

Mas, a morte de Jesus abriu para nós a eternidade. Somos salvos pelo sangue derramado na cruz.

Após a reflexão, devido à chuva, as imagens foram levadas de carro para a igreja São Geraldo, onde muitos fiéis foram beijá-las. As imagens ficaram para veneração no Sábado Santo, das 08h00 às 11h00.

Refletindo sobre o Filho de Deus morto na cruz, carreguemos nossas cruzes direcionadas para nova vida com o Cristo ressuscitado, pois somos discípulos necessários da santificação.

EQUIPE PASCOM

05/04/2012 (QUINTA-FEIRA SANTA) – Noite da Ceia do Amor. Dá-se início ao Tríduo Pascal. A santa Missa relembra quando Jesus antecipa a Páscoa judaica (instituída na noite em que ocorreu o Êxodo do Egito) e institui a Eucaristia durante a Santa Ceia. E que grande momento de doação de Jesus ao lavar os pés de seus discípulos!

Foi neste dia que foram instituídos os apóstolos e os primeiros sacerdotes ministeriais da Igreja, eleitos para a continuidade da missão de Jesus.

Finaliza-se a Quaresma. O Glória, não sendo cantado na Quaresma, foi cantado solenemente..

Monsenhor Vanderly, que presidiu a celebração, destacou o Tríduo Pascal como o coração de todo o Ano Litúrgico, onde encontramos a doação de Jesus. Falando da instituição da Eucaristia, ele relatou a mudança de substância do pão e do vinho no corpo e sangue de Jesus, o que a Igreja chama de transubstanciação.

Após a homilia, o monsenhor lavou os pés de médicos e profissionais da saúde, representando os 12 apóstolos.

No ofertório, os Santos Óleos foram levados ao altar. Eles foram abençoados na manhã do dia, em Concelebração Eucarística com todo o clero da diocese, presidida pelo seu bispo, Dom Frei Claudio Nori Sturm, na Catedral Santo Antônio, em Patos de Minas.

Não tendo bênção final, aconteceu a reposição do Santíssimo Sacramento para a igreja Nossa Senhora de Fátima, onde ficou em adoração até às 12h00 da Sexta-Feira Santa. As horas santas foram responsabilidades das pastorais, movimentos e ministérios da paróquia, conforme escala pré-definida.

Não só os sacerdotes, todos nós devemos ser missionários a serviço da doação, vivendo o mandamento do amor.

Médicos e profissionais da saúde, parabéns! Usem seus dons a serviço de todos, conforme lema da Campanha da Fraternidade 2012, para que a saúde se difunda sobre a terra.

Rezemos por todo o clero do mundo e para que não faltem sacerdotes e também por todos os médicos e profissionais da saúde.

É Jesus quem nos conduz a Deus Pai, alimentando-nos na hóstia consagrada, onde se faz presença real.

A Igreja entrou no silêncio da paixão de Jesus, para assim ressuscitarmos com Ele.

EQUIPE PASCOM

04/04/2012 (QUARTA-FEIRA SANTA) – Na Quarta-Feira Santa é realizada a Procissão do Encontro das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Relembramos o encontro de Nossa Senhora com seu filho único, Jesus, este que caminha para a morte na cruz, seguindo-se seu sepultamento.

Os paroquianos fizeram procissões refletindo as caminhadas de Jesus e de Nossa Senhora. A imagem de Nosso Senhor dos Passos tivera sido levada para a Escola José Caetano, na Segunda-Feira Santa e a imagem de Nossa Senhora das Dores, na Terça-Feira Santa para a Escola Estadual São Pio X. Assim, na Quarta-Feira Santa, as imagens encontraram-se na Quadra da Escola Cecília Meireles onde o pároco, Monsenhor Vanderly, fez o sermão do encontro.

O anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento de Jesus. A partir daí, ela encontra com seu filho em várias circunstâncias, partindo do nascimento dEle, em Nazaré da Galileia.

E chega o encontro fatal. Uma dor muito forte para a mãe e para o filho, contudo, uma enorme prova de amor. A profecia de Simeão se realiza: uma espada de dor transpassa o coração da Virgem Maria. Ela, que sempre amou o filho, chora.

Uma fiel representou Verônica, a qual enxugando o suor de Jesus teve a configuração do rosto dEle na toalha.

Quantas pessoas estão sofrendo com as suas cruzes! Guerras, fome, doenças! Quantos caminham para vidas estragadas ou até para a morte!

Após o sermão, teve início a Celebração Eucarística, presidida pelo monsenhor.

Na homilia, falando sobre o apóstolo Judas, que traiu Jesus ao entregá-lo para ser preso pelos soldados, o pároco orientou para que respondamos a Deus Pai caminhando lado a lado com Jesus e que sempre alimentemo-nos dEle na Eucaristia.

Deus espera de nós, a todo o momento, uma vida nova. E que Nossa Senhora interceda por todos no caminho para a vida eterna.

EQUIPE PASCOM

01/04/2012 (DOMINGO DE RAMOS) / Agrovila – O Domingo de Ramos é uma festa cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. É quando se dá inicio à Semana Santa.

A celebração comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, após um longo período de reflexão que Ele passou no deserto.

Esse domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”. Os ramos significam um sinal de vitória de Cristo e de nosso compromisso com Ele.

Na Comunidade Santo Antônio, da Agrovila, apesar da chuva e do barro, muitos fiéis saíram nas ruas com seus ramos nas mãos e em procissão para aclamar Jesus. Mas, a chuva, era apenas as bênçãos de Deus sendo derramadas sobre a Comunidade, pois não atrapalhou a celebração.

Está sendo realizada a Trezena de Santo Antônio na Comunidade. Venham participar conosco!

ALINE ALVES – Comunidade Santo Antônio

01/04/2012 (DOMINGO DE RAMOS) – Após as cinco semanas da quaresma, a paróquia celebrou a caminhada que faz memória da entrada de Jesus em Jerusalém, com santa Missa presidida pelo Monsenhor Vanderly.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, sendo também chamado de Domingo da Paixão do Senhor, por relembrar o início dos Seus suplícios.

A celebração iniciou em frente à igreja Nossa Senhora de Fátima, onde aconteceu a bênção da água e a aspersão dos ramos. Após a leitura do evangelho Mc 11,1-10 (Jesus sendo aclamado como o “Bendito que vem em nome do Senhor”), seguiu-se procissão para a Quadra de Esportes da Escola Cecília Meireles, onde a celebração teve prosseguimento.

Um grande número de fiéis celebrou a santa Missa, também com a participação do seminarista Charles Arvelos, que nessa Semana Santa está em missão no distrito de Abaeté dos Venâncios.

Monsenhor Vanderly destacou o ápice desse tempo: o Tríduo Pascal, onde Cristo quer nos dar vida nova na ressurreição. Após o evangelho Mc 14,1-15,47 (Paixão de Jesus), enumerando que Jesus foi abandonado pelas pessoas, morrendo na cruz para tirar os nossos pecados, o monsenhor destacou a citação “convertei-vos e crede no evangelho”. Ele afirmou que o plano de Deus está ao nosso alcance, onde, com fé autêntica e a verdade reinando nas nossas vidas, devemos converter-nos, afinal Deus nos dá forças para tomarmos a nossa cruz e O seguirmos.

Foi rezada a Oração da Campanha da Fraternidade, para que a saúde se difunda sobre a Terra. Também aconteceu a Coleta Nacional da Solidariedade.

No ofertório, foi apresentada a ação generosa daqueles que diminuem os sofrimentos dos doentes.

Monsenhor Vanderly agradeceu a todos, dizendo que a celebração foi bonita e muito participativa.

Desejamos uma caminhada santa a todos, direcionada à nossa ressurreição e salvação.

EQUIPE PASCOM

 25 a 31/03/2012 (SEMANA DAS DORES) – A paróquia contemplou as dores de Maria Santíssima louvando e bendizendo o Senhor, que associou a Virgem Maria à obra de salvação.

Em todos os dias houve celebração da santa Missa, presididas pelo Monsenhor Vanderly, na igreja Nossa Senhora de Fátima, tendo procissões a partir da segunda-feira (2.ª dor), menos quando choveu.

As dores de Maria são:

1.ª – Maria acolhe a profecia de Simeão (Lucas 2, 34-35);

2.ª – Maria foge para o Egito com Jesus e José (Mateus 2, 13-14);

3.ª – Maria procura Jesus, que ficara no templo (Lucas 2, 43-45);

4.ª – Maria encontra Jesus no caminho do Calvário (Lucas 23, 26-27);

5.ª – Maria está junto à cruz de seu filho (João 19, 25-27);

6.ª – Maria acolhe, nos braços, o corpo inerte do filho (Mateus 27, 57-59);

7.ª – O corpo de Jesus é colocado no sepulcro. Maria a tudo assiste (João 19, 40-42a).

“Maria Santíssima, que tanto sofrestes ao lado de Jesus, do qual acolhestes o corpo inerte após morte na cruz, intercedei por todos nós e assisti-nos a Deus sendo nossa intercessora junto a Jesus.”

EQUIPE PASCOM

 11/03/2012 a 07/04/2012 (SÍMBOLO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM SÃO GOTARDO) – Em 1984, durante um encontro em Roma, o Santo Papa, João Paulo II, entregou aos jovens participantes do evento, a “Cruz dos Jovens” símbolo de evangelização que deveria peregrinar pelo mundo por meio deles, com o compromisso da preparação para o grande evento, a JMJ. A cruz oficial é feita de madeira e tem 3,8 metros

A JMJ é um evento internacional organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o mundo, com a participação do Papa.

 Desde então, a cruz e o ícone de Nossa Senhora tornaram-se símbolos da Jornada Mundial da Juventude e rodam pelo mundo, especialmente pelos países que sediam o evento.

A última JMJ foi em 2011, em Madri, na Espanha, com a participação de quase 2 milhões de jovens. A próxima ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro-RJ, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Enquanto isso a réplica da cruz peregrinará por todos os Estados do Brasil.

A réplica da cruz chegou em São Gotardo no dia 11/03/2012, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de onde seguiu para a Paróquias São Sebastião e depois para a Paróquia Santa Cruz.

Este presente deixado pelo saudoso Papa João Paulo II peregrina pelo mundo, simbolizando o amor de Cristo e unindo a juventude mundial em uma só nação, a Nação de Cristo.

EQUIPE PASCOM

 11/03/2012 (ACOLHIDA DA RÉPLICA DA CRUZ DA JMJ EM SÃO GOTARDO) – A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo, recebeu da Paróquia São Francisco das Chagas de Rio Paranaíba, a réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude.

A réplica da cruz foi acolhida na tarde de um domingo chuvoso, carregada por adolescentes e jovens. A peregrinação saiu do Parque de Exposições, seguindo para a igreja Nossa Senhora de Fátima, onde aconteceu a concelebração eucarística.

A santa Missa foi presidida pelo Monsenhor Vanderly, pároco da paróquia, e concelebrada pelo Padre Vicente de Paulo da Silva, natural de São Gotardo, com a participação de muitos fiéis e do seminarista Márlon Henrique Cunha.

Durante os catorze dias da cruz na paróquia, teve celebrações eucarísticas, venerações diárias da cruz, oração do terço, Via Sacra, Grupo de Oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, Terço dos Homens, Terço da Misericórdia e Encontro de Adolescentes e Jovens.

A cruz ficou na igreja Nossa Senhora de Fátima durante sete dias, sendo levada em procissão para a igreja São Geraldo, onde ficou por mais sete dias, até o dia 24, quando no dia 25, após espiritualidade, ainda em peregrinação em São Gotardo, foi levada para a Paróquia São Sebastião e depois para a Paróquia Santa Cruz.

Durante a presença da réplica da cruz nas paróquias, os jovens ecoam a todos, as palavras de Cristo: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.”

A JMJ é uma grande semeadura, mas é preciso cultivar a terra na qual se semeou”, palavras do Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.

EQUIPE PASCOM

 26/02/2012 (POSSE DO PADRE ADIVALDO EM MATUTINA) – A concelebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei ClaudioNori Sturm, tendo início às 10h00, na igreja Nossa Senhora da Abadia de Matutina.

Padre Adivaldo Vaz da Silveira renovou seus votos de ordenação sacerdotal, proferiu a profissão de fé e recebeu, das mãos do bispo, as chaves da igreja.

Na homilia, o bispo falou sobre a quaresma, tempo de conversão, e dos desertos que atravessamos em nossas vidas. Dando as boas-vindas ao Padre Adivaldo, desejou que ele faça a vontade de Deus e que, junto com a Comunidade, tenha um santo ministério.

No final da celebração, Padre Adivaldo agradeceu aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Coromandel, onde era pároco. Agradeceu também aos fiéis presentes de Tiros e das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo. São Gotardo teve grande representatividade, tendo ido duas vans de pessoas e muitos outros em carros particulares.

O novo pároco pediu a colaboração dos fiéis de Matutina e disse que, para trabalhar bem, tem que ter paixão.

Ele é apaixonado pelo que faz e pelo povo, da mesma forma o povo deve corresponder. Um amor mútuo.

Padre Adivaldo não vai ter dificuldades, porque é impossível trabalhar com ele e não se apaixonar.

Foi servido almoço para os visitantes e convidados, sendo que o bispo fez uma breve oração, onde tivemos a graça da presença do Padre Adivaldo com muita simpatia.

Padre Adivaldo, que Deus o abençoe e que a Mãe Rainha o proteja sempre.

NEIDE FREITAS – AGENTE DA PASCOM

24/02/2012 (NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO EM GUARDA DOS FERREIROS) – Com muita alegria no coração venho partilhar com vocês sobre a Noite de Louvor e Adoração que aconteceu na igrejinha de Guarda dos Ferreiros.

Realmente foi algo fora do comum!

Logo no início, ao se apresentarem, os jovens foram falando das suas expectativas para a noite. A grande maioria disse que esperavam ser curados, libertos e que queriam sentir o amor de Deus em seus corações.

Deus, em sua atitude de nos amar, revelou seu amor em cada um de nós. Foram curas, libertações, testemunhos e momentos de adoração únicos, em que os jovens puderam encontrar com Cristo de forma especial, pessoal e com a decisão que vinha deles mesmos.

Em cada música ministrada, Deus já ia falando aos corações da importância do louvor e da alegria constante em nossas vidas. E, como forma de concretizar essas dádivas, Ele nos deu sua palavra: “Alegrai-vos sempre no Senhor; repito, alegrai-vos!” (Filipenses 4,4).

Contamos com a presença de vários jovens de Guarda dos Ferreiros, Agrovila, São Gotardo e Rio Paranaíba.

Tenho a certeza que Deus quer fazer infinitamente mais em nossa juventude. Não vamos desistir, porque o Senhor Deus nos ajuda.

Amados, a paz de Jesus e o amor de Maria!

MATEUS FELIPE FREITAS – Ministério Jovem RCC – Guarda dos Ferreiros

22/02/2012 (QUARTA-FEIRA DE CINZAS) – A Quarta-Feira de Cinzas é o inicio de um tempo rico e profundo da liturgia. É o início da Quaresma.

As cinzas que os católicos recebem neste dia, simbolizam a busca pela reflexão da conversão, da mudança de vida. É o início da caminhada até a Semana Santa, para a Páscoa, sendo um verdadeiro retiro de fé.

A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas proclama o evangelho em que Nosso Senhor fala da importância da esmola, da oração e do jejum em nossas vidas. Este simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.

Nas celebrações atuais, os padres costumam marcar a testa com o sinal da cruz ou sob a cabeça, pronunciando as palavras: “Convertei-vos e credes no evangelho”.

Essa é uma data tradicional, onde se realiza várias celebrações, buscando proporcionar o acesso ao máximo de pessoas possíveis.

Nossa cidade foi marcada com várias celebrações nas paróquias, do início da manhã até a noite.

A Quarta-Feira de Cinzas 2012 teve o revezamento de nossos padres: Orlando, Divino e Monsenhor Vanderly.

EQUIPE PASCOM

19/02/2012 (CARNAVAL COM CRISTO – RCC EM AÇÃO)Vivemos mais um momento de alegria e descontração: O Carnaval com Cristo, que neste ano foi realizado somente no domingo, com início às 14h00, tendo espiritualidade e muita animação.

Padre Marco Antonio da Cruz celebrou santa Missa às 17h00, que foi uma bênção e com muita unção.

Deixamos nossos agradecimentos a todos que contribuíram, de maneira direta ou indiretamente, para que este evento acontecesse. Agradecemos aos jovens do EAC e MAC, que também ajudaram a abrilhantar, e muito, a nossa festa. Esperamos que no ano que vem, 2013, possamos planejar melhor e realizar as quatro noites de festa.

Em nome da RCC (Renovação Carismática Católica), agradecemos a todos.

Convite: Queremos comunicar a todos que já fizeram o Seminário de Vida no Espírito Santo, que no dia 18 de março teremos Seminário de Cura Interior. Faça sua inscrição nos Grupos de Oração ou ligue para 3671-4937 ou 8855-1553, para maiores informações.

MARIA DO CARMO ROMUALDO (CARMINHA) – RCC

 19/02/2012 – CONCELEBRAÇÃO EUCARÍSTISCA DE POSSE DO PADRE RONALDO EM MONTE CARMELO) – A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Monte Carmelo-MG, diocese de Patos de Minas, acolheu com alegria e carinho o Padre Ronaldo Alves Ferreira como seu quarto pároco.

 Dom Frei Claudio Nori Sturm presidiu a celebração, tendo início às 18h00, na igreja Nossa Senhora de Fátima. Além do Padre Ronaldo, concelebraram os padres Olivar Constantino Peres, Sebastião Paulino da Silva e Clério de Lisboa Batista. O acólito Leandro participou da celebração, somando-se aos fiéis de Monte Carmelo e de São Gotardo-MG, onde Padre Ronaldo era pároco. Dona Lourdes (mãe do Padre Ronaldo) e alguns parentes e fiéis de Guimarânia-MG também celebraram a eucaristia.

Dom Claudio saudou Padre Ronaldo e a todos os presentes, destacando também os visitantes de São Gotardo.

O decreto de nomeação do novo pároco, datado de 25/12/2011, foi lido pelo Padre Clério.

Após fazer sua profissão de fé, Padre Ronaldo recebeu a estola e assinou o documento.

O coral cantou com alegria para receber seu novo pároco, com a salmista, de apenas 11 anos, cantando maravilhosamente bem.

LITURGIA DA PALAVRA – Na Liturgia da Palavra, Padre Ronaldo recebeu o Livro dos Evangelhos. Pedindo a bênção ao bispo, ele proclamou a Palavra de Deus.

Na homilia, Dom Claudio disse que a missão do padre a dar posse seria a de conduzir o Povo de Deus com zelo e dedicação. “É sabido que Padre Ronaldo está apto para o serviço.”

O bispo salientou que o humilde servo seria o instrumento para fazer, juntamente com os fiéis e lideranças da Comunidade, uma Igreja missionária. Disse também que será dada vida nova à paróquia, com o pároco ajudando a Comunidade chegar a Jesus.

RITO DE POSSE – Padre Ronaldo foi interrogado na observância de que cuide com zelo da paróquia a si entregue. Prometendo reverência e obediência ao bispo, Padre Ronaldo foi empossado na paróquia, recebendo as chaves da igreja e do sacrário, onde fez uma breve adoração.

O bispo orientou que a eucaristia fosse o centro da ação pastoral do pároco e da vida da Comunidade.

Após receber os instrumentos do batismo e de reconciliação (estola roxa), o empossado fez o juramento de fidelidade. Ele prometeu tocando o Livro dos Evangelhos, assinando o juramento a seguir.

PRECES – Nas preces, também foi pedido pelo bispo, pelo Padre Ronaldo e pelo ex-pároco da paróquia, Padre Divino, que tomou posse em São Gotardo no dia 04/02/2012.

HOMENAGENS – Padre Ronaldo foi saudado e acolhido com alegria pelos seus novos paroquianos, representados por um membro da Pastoral do Batismo. Denotando que estavam em festa com a tão esperada chegada do novo pároco, eles disseram: “Conte com nossas orações, respeito e amizade. Seja muitíssimo bem-vindo.” Saudando os paroquianos de São Gotardo, os paroquianos de Monte Carmelo prometeram acolher com carinho o Padre Ronaldo.

Após receber uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, o novo pároco recebeu as saudações de boas-vindas do Prefeito Municipal, Dr. Saulo Faleiros Cardoso.

Efigênia Cássia R. de Melo, representante de São Gotardo, deixou suas palavras de agradecimentos ao querido ex-pároco.

Agradecendo primeiramente a Deus, Padre Ronaldo pediu sabedoria, com a intercessão de Nossa Senhora de Fátima. Ele deixou palavras de gratidão e consideração a todos, inclusive ao Padre Divino e aos são-gotardenses, pedindo que rezassem por ele. E reconheceu sua missão na nova paróquia como um novo desafio.

A ATA – Maria Lúcia da Silva, secretária, leu, lavrou e assinou a ata. Assinada a seguir por Dom Claudio, Padre Ronaldo, demais padres, algumas autoridades, paroquianos e membros de pastorais.

Após Dom Claudio proceder a bênção final, Padre Ronaldo recebeu cumprimentos ainda na igreja.

Segundo palavras de Dom Claudio, que todos sejamos discípulos missionários de Jesus. Comprometemo-nos com o próximo, dando testemunho de Jesus.

A recepção aconteceu no Salão de Festas paroquial.

EQUIPE PASCOM

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

19/02/2012 (PALAVRAS DOS FIÉIS DE SÃO GOTARDO AO PADRE RONALDO) – Assumindo como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Monte Carmelo-MG, diocese de Patos de Minas, Padre Ronaldo Alves Ferreira foi homenageado pelos fiéis de São Gotardo, que foram de excursão entregar seu ex-pároco ao novo rebanho de Deus.

Efigênia,Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo, em nome de tantos, dirigiu palavras de gratidão e agradecimento ao Padre Ronaldo, o ex-pároco da paróquia.

Padre Ronaldo estruturou a paróquia a partir de sua fundação quando desmembrada da Paróquia São Sebastião, em outubro de 2006, inclusive com bens materiais, como o levantamento do Centro Pastoral “Padre Ronaldo Alves Ferreira”.

Ela começou com as palavras: “Querido Padre Ronaldo, o Espírito Santo o inspirou…”.

Dizendo que os ex-paroquianos foram agradecer pela dedicação e companheirismo do Padre Ronaldo, Efigênia disse que também aprenderam a virtude da humildade com seu ex-pároco.

Ficaram os apreços pela presença dele nos sólidos e produtivos anos aos quais Dom Frei Claudio Nori Sturm, bispo diocesano, gratificou a paróquia com a presença ímpar do querido padre. Dessa forma, Dom Claudio recebeu os agradecimentos por ter confiado Padre Ronaldo a São Gotardo nos abençoados anos.

Finalizando, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo entregou o humilde servo de Deus à Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Monte Carmelo, “onde também fará um grande trabalho”, disse Efigênia.

“Seja feliz! Somos eternamente gratos!”, ela concluiu.

EQUIPE PASCOM

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

19/02/2012 (PALAVRAS DO PADRE RONALDO NA POSSE EM MONTE CARMELO) – Assumindo como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Monte Carmelo-MG, diocese de Patos de Minas, Padre Ronaldo Alves Ferreira fez sua profissão de fé, crendo e professando as verdades da Igreja Católica.

No Rito de Posse, sendo interrogado pelo bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturm, Padre Ronaldo prometeu reverência e obediência ao bispo, respondendo às perguntas a si propostas.

Já empossado, ele jurou fidelidade aos encargos atribuídos, dignando-se exercer as funções com integridade, fazendo o bom depósito da fé e das leis eclesiais, e com obediência ao bispo.

“Assim juro, assim prometo”, disse o pároco ao tocar no Santo Evangelho.

Ao ser homenageado no final da Concelebração Eucarística, pelos novos paroquianos, pelo Prefeito Municipal e pelos fiéis de São Gotardo, paróquia anterior onde foi pároco, Padre Ronaldo agradeceu primeiramente a Deus e se mostrou alegre pela condução da nova paróquia. Também agradeceu à sua mãe, irmãos e a todos os presentes.

Louvando a Deus pela acolhida dos novos paroquianos, “um novo desafio”, ele pediu sabedoria a Deus, com a intercessão de Nossa Senhora de Fátima e, reconhecendo o bom trabalho do Padre Divino José Gonçalves, ex-pároco da paróquia que acabara de assumir, o denotou como muito dedicado.

Aos fiéis de São Gotardo – Padre Ronaldo Alves Ferreira deixou um “muito obrigado” aos fiéis de São Gotardo, pedindo a Deus que os retribua com bênçãos e graças. Dizendo que os são-gotardenses passaram a fazer parte de sua história, ele agradeceu a todos e pediu para que rezassem por ele. Padre Ronaldo afirmou ter muito afeto e gratidão para com todos os seus ex-paroquianos da querida São Gotardo.

EQUIPE PASCOM

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

19/02/2012 (ENTREVISTA COM DONA LOURDES, MÃE DO PADRE RONALDO) – Dona Lourdes agradeceu pelo carinho que tantas pessoas de São Gotardo dispensaram ao seu filho, Padre Ronaldo Alves Ferreira, e a todos mais de sua família.

“Muito obrigado”, ela disse.

* Dona Lourdes, nós de São Gotardo que agradecemos a todos vocês e bendizemos a Deus pela graça de nos ter enviado seu filho, Padre Ronaldo, que foi um mensageiro da Palavra de Deus em nossos corações e na nossa cidade.

“Muito obrigado”, dizemos nós!

Deus abençoe a senhora, o Padre Ronaldo e toda a sua família.

Venham nos visitar sempre, viu?

EQUIPE PASCOM

18/02/2012 (CONCELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DE POSSE DO MONSENHOR VANDERLY EM SÃO GOTARDO) – Monsenhor Vanderly Francisco de Sousa tomou posse como o segundo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo-MG, diocese de Patos de Minas, substituindo Padre Ronaldo Alves Ferreira, que foi transferido para Monte Carmelo-MG, onde tomou posse no dia 19/02/2012.

Dom Frei Claudio Nori Sturm, bispo diocesano, presidiu a santa Missa, que aconteceu na igreja Nossa Senhora de Fátima, tendo início às 19h00. Além do Monsenhor Vanderly, concelebraram o Padre Orlando José de Oliveira, que foi apresentado como vigário na paróquia, e o Padre Divino José Gonçalves, pároco da Paróquia São Sebastião de São Gotardo.

Visto que a santa Missa é celebrada pelos fíéis, compareceram muitos ex-paroquianos do monsenhor, da Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Patos de Minas, somando-se aos fiéis de São Gotardo e ao acólito Leandro.

O coral entoou lindas melodias, ao som de violino.

O decreto de nomeação do novo pároco, com provisão de 25/12/2011, registrado no Livro de Tombos, foi lido pelo Padre Divino, o qual enumerou também o abençoado auxílio do Padre Orlando como vigário na paróquia.

Já no altar, o bispo vestiu a estola no Monsenhor Vanderly, este que, após fazer sua profissão de fé, assinou o documento de posse, datado de 18/02/2012.

LITURGIA DA PALAVRA – Na Liturgia da Palavra, o monsenhor recebeu o Livro dos Evangelhos, proclamando Mc 2, 1-12, a respeito do paralítico curado por Jesus.

Na homilia, Dom Claudio demonstrou-se feliz na missão do monsenhor em conduzir um novo rebanho, a exemplo de Jesus Cristo, o bom pastor, pedindo que toda a Comunidade estivesse em missão junto ao novo pároco, sendo Igreja Comunidade. O bispo destacou também a colaboração do Padre Orlando como vigário paroquial.

RITO DE POSSE – O Monsenhor Vanderly recebeu as chaves da igreja e do sacrário, para onde dirigiu-se para breve adoração. E, após receber os símbolos dos sacramentos do batismo e da penitência (confissão), fez o juramento de fidelidade e de entrega missionária à paróquia.

HOMENAGENS – Nas homenagens, os fiéis de Patos de Minas desejaram felicidades ao monsenhor e agradecendo-o por tudo, cantaram a música “Amigos para sempre”. Seus novos fiéis dirigiram-lhe palavras de carinho e boas-vindas, entregando-lhe uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi levada pelo Padre Divino. Padre Orlando também foi acolhido com carinho.

Como o sacerdote é ordenado em favor dos homens, entregando-se à unção do Espírito Santo e sendo sacerdote para sempre, Monsenhor Vanderly agradeceu a todos. Sentindo-se feliz com o novo rebanho a ele confiado por seis anos, abriu o coração para a missão, dizendo: “A exemplo de Cristo, estou aqui”. Finalizando, ele agradeceu pela recepção dos novos fiéis.

Após a leitura e a assinatura da ata, Dom Claudio procedeu a bênção final.

O empossado recebeu cumprimentos ainda na igreja.

A recepção aconteceu no Salão de Eventos.

EQUIPE PASCOM

CARNAVAL 2012 – Quando se fala em carnaval, logo lembramos de fantasias, máscaras, desfiles, sambas e muita “alegria”. Infelizmente, neste período, muitas pessoas se enganam, com uma falsa alegria que dura enquanto o prazer é satisfeito e, na Quarta-Feira de Cinzas, vem os sentimentos de arrependimento, tristeza, rejeição. Depois só ficam cinzas de solidão e a sensação do nada e da falta de rumo. O carnaval do mundo exige fantasia. Nele, zomba-se da castidade. O respeito do corpo é esquecido, só vale ter prazer.

A Igreja, neste tempo em geral,  anda por outros caminhos. Convoca os jovens para o carnaval com o Cristo. Há uma experiência, sem máscaras, com fé, orações, partilha, crescimento espiritual, santidade, castidade, música, dança… Tem-se uma alegria verdadeira, sem a ressaca, na quarta-feira. Não somos copos descartáveis: temos um valor muito alto, custamos o sangue de Cristo, temos um Pai que nos ama e nos quer felizes. Não somos meros ocupadores de espaço, levando a vida de qualquer jeito. Temos que dar certo. Esta é a vontade de Deus. Somos santos de calça jeans. Não nos contentamos com pouco. O nosso lugar não é menos do que o céu e fomos feitos para a felicidade eterna. Quem busca o Senhor, não errará.

Se você ainda não viveu esta experiência diferente e radical, já fica o convite para o carnaval de 2013. Nossas paróquias sempre organizam o Carnaval com Cristo, além das excursões para  a Canção Nova. Informe-se e tenha a coragem de viver um carnaval diferente. Que a força do Senhor seja o nosso sustento.

EQUIPE PASCOM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: