SÃO GOTARDO-MG – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

Este site ultrapassou 200 mil visualizações no dia 01/04/2013

divisoria oficial

FELIZ ANO NOVO (2014)

divisoria oficial

05/07/2013 – Os beatos João XXIII e João Paulo II vão se tornar santos

Segundo o Vaticano, o papa Francisco fará a cerimônia ainda este ano

VATICANO – O papa Francisco assinou no dia 05/07/2013 o decreto de  canonização de duas das figuras mais importantes da Igreja Católica dos últimos anos: os papas (beatos) João XXIII (o papa do sorriso e da bondade) e João Paulo II (o papa da paz), que serão reconhecidos como santos em uma mesma celebração.

O italiano João XXIII, nascido Angelo Giuseppe Roncalli, pontificou entre 1958 e 1963. Tem apenas um milagre a ele reconhecido, mas o papa Francisco dispensou o segundo milagre. Nascido em 1881, faleceu em 1963, foi beatificado em 1º de outubro de 2000, pelo papa João Paulo II. Foi João XXIII que em 1962 abriu o Concílio Vaticano II, reunião dos bispos do mundo inteiro que foi responsável por mudanças na liturgia e na vida da Igreja Católica desde então. Ele abriu a Igreja ao mundo contemporâneo e às mudanças, que foram continuadas e aperfeiçoadas por João Paulo II que apresentou uma mensagem de esperança, fé e caridade ao mundo.

João Paulo II, polonês nascido Karol Józef Wojtyla, pontificou entre 1978 e 2005, tendo o terceiro maior pontificado documentado da história. Nascido em 1920, faleceu em 2005. Sendo aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX, cativou pessoas no mundo inteiro em centenas de viagens. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos. Em 19 de dezembro de 2009 foi proclamado “venerável” e “beato” em 1º de maio de 2011, ambas pelo papa Bento XVI. Foram atribuídos à intercessão de João Paulo dois milagres: a cura de uma freira francesa que sofria de mal de Parkinson e a cura de um grave aneurisma cerebral em uma mulher em 2011, na Costa Rica.

Esses dois homens amaram e seguiram a Jesus Cristo com muita fidelidade, e por isso, são colocados pela Igreja como modelo de conduta para os homens do mundo inteiro.

FONTE: INTERNET

divisoria oficial

12/06/2013 – Falecimento de dom José Lima

dom_jose1304435208

Em nome de toda a comunidade são-gotardense, sentimentos de profundo pesar pelo falecimento de dom José Lima, aos 89 anos. Unimo-nos a seu irmão que mora em São Gotardo, Leopoldino Lima (professor Dino), e demais familiares, em oração pela alma de nosso inegável benemérito cidadão.

Muito obrigado por tudo… Descanse em paz, dom José Lima.

  • Nascimento: Tiros-MG em 21/02/1924
  • FiliaçãoFrederico José de Lima e Maria Aniceta de Lima
  • Ordenação Presbiteral: Bom Despacho-MG em 08/12/1948
  • Nomeação Episcopal: 24/04/1973
  • Ordenação Episcopal: São Gotardo-MG em 15/07/1973
  • Morte: Sete Lagoas-MG em 12/06/2013

Atividades antes do Episcopado: Vigário Cooperador em Tiros-MG e Encarregado de Areado de Patos-MG (1949-1952); Pároquia São Sebastião de São Gotardo-MG (1951-1973).

Atividades durante o Episcopado: Bispo Diocesano de Itumbiara-GO (1973-1981); Bispo de Sete Lagoas-MG (1981-1999), renunciando ao bispado por motivo de idade.

Seu lema “In Caritate” (Na caridade) – 1 Jo 4, 16, retirado da Primeira Carta de São João, revela-nos o zelo de seu ministério em favor da Igreja, também vivenciado na participação ativa em relevantes obras sociais nas dioceses por onde passou.

Aqui em São Gotardo ele foi padre por mais de 20 anos, sendo pároco entre 1965 a 1973. Sua vida aqui também foi marcada pela atuação na área do ensino, sendo um dos fundadores do Colégio Estadual São Pio X, onde atuou como diretor e professor de história e religião. Contudo, em São Gotardo lhe são atribuídas participações em dezenas de relevantes obras sociais.

Dom José Lima era bispo emérito de Sete Lagoas (MG) e sofria há quase 20 anos de mal de Alzhemier.

O velório foi em Sete Lagoas, no Santuário de Adoração Perpétua. A Missa de corpo presente foi às 15h00 e o sepultamento em seguida, na Catedral Diocesana Santo Antônio, em atendimento ao seu desejo manifesto, há mais de oito anos.

Nota de pesar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Palavras de dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da conferência: “Manifestamos nossa solidariedade fraterna e estamos unidos aos familiares de dom José Lima, ao bispo diocesano dom Guilherme Porto, e aos irmãos e irmãs da diocese de Sete Lagoas que, neste momento, agradecem a Deus pela vida deste nosso irmão”.

Pastoral da Comunicação de São Gotardo (MG)

divisoria oficial

JUNHO, MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Junho de 2013

O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, cuja solenidade litúrgica celebraremos no dia 07/06 (segunda sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi). Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor. Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum dentro da Liturgia da Igreja. A devoção também é cultivada ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês.

Esse culto especial é de todas as devoções a mais antiga. Antes que houvesse os santos Sacramentos e outros objetos de devoção, já a Virgem Maria venerava o dulcíssimo Coração de Jesus, são José o estreitava nos braços; os pastores e os Magos, Simeão e Ana, os apóstolos e discípulos, a ele e por ele atraídos, prestavam-lhe homenagens do amor.

Esta devoção especial, já os apóstolos a espalharam no universo, os padres da Igreja com ternura a cultivaram. Enfim, os santos de todos os séculos foram discípulos fervorosos do Coração de Jesus.

Reconheçamos que no Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-Lhe esse Amor. Amém!

FONTE: “A Jesus os corações ou imitação do Sagrado Coração de Jesus”, livro de padre Pedro Arnoudt

divisoria oficial

MAIO – MÊS MARIANO

Maio de 2013

O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria, a Mãe de Jesus.  Em consonância com a Igreja, caminharemos também nessa devoção especial oferecendo ao longo do mês subsídios de oração, tendo como foco Nossa Senhora. 

Maria é a Mãe do Puro Amor, é promessa e esperança, é ternura e solidariedade, é bondade e amor. É o veículo direto que nos comunica com Seu Filho. É nossa intercessora. A ela, confiamos nossas fraquezas, nossos sofrimentos.

O colo de Maria é maternal. Nele, encontramos abrigo e consolo. A presença da Virgem Maria em nossas vidas é real. Maria nos guia a cada momento.

Devemos ser fiéis à Mãe de Deus firmando nosso elo de união com Jesus Cristo.

IMPORTANTE: O nosso culto à Virgem Santíssima é de SUMA VENERAÇÃO – HIPERDULIA.

LOURDINHA SALLES E PASSOS – JMJ

divisoria oficial

PÁSCOA: ESPERANÇA E ALEGRIA

Abril de 2013

A proclamação da Páscoa é cantada e a Igreja inteira se regozija. A alegria cristã repousa em seu fundamento inabalável, isto é, na ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

No final de março, chegamos ao grande momento do ano litúrgico e ao centro de nossa fé: a Páscoa, que se perpetua na vida e na caminhada da Igreja que a atualiza a cada Eucaristia. A Igreja que nos convidou durante quarenta dias a um tempo de conversão e penitência, agora nos devolve os vários sinais renovados que nos fazem experimentar que também a nossa vida se renova e dá um passo a mais na caminhada para que de páscoa em páscoa cheguemos à Páscoa definitiva.

O mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo condensa a grande mensagem de Deus à humanidade inteira. Esse mistério, na verdade, deu novo significado às coisas humanas. O sofrimento e a morte recebem uma potentíssima luz, que é jorrada do mistério que celebramos no Tríduo Pascal.

Associados a Cristo pelo batismo, nossa grande meta é a pastagem eterna, para a qual nos guia o Bom Pastor. A dor, o sofrimento e a morte já foram vencidos em Cristo. Ora, na medida em que Cristo passa a viver em nós, também nos tornamos capazes de vencê-los, pois, a última palavra de Deus a respeito do seu Cristo é a vida. Jesus, entre outras coisas, ensina-nos que a entrega sem reservas aos desígnios de Deus é fonte de salvação e de vida verdadeira.

Com isso, iniciamos oito dias de festa, chamados Oitava da Páscoa, é o Tempo Pascal, que se estende até o domingo de Pentecostes.

Que as alegrias pascais estejam sempre em nossos corações e nossas vidas! A Igreja proclama que a Vida continua sendo a última Palavra e o grande anúncio: Cristo Ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Feliz Páscoa a todos!

DOM ORANI JOÃO TEMPESTA – Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

divisoria oficial

SEMANA DAS DORES E SEMANA SANTA

Março de 2013

O PLANO DE DEUS: A PÁSCOA

Quaresma é tempo propício de preparação para mudança de vida em todos os sentidos.

Jesus permaneceu 40 dias jejuando no deserto, preparando-se para cumprir a sua ampla missão entre nós.

Maria Santíssima, que acompanhou Jesus, seu filho, até o fim, não desfaleceu nem mesmo ao ter seu coração como que transpassado sete vezes por espadas. Ela nos ensina a sempre esperar em Deus e no seu amor.

Aquele mesmo Jesus que humildemente entrou na grande Jerusalém, sendo aclamado como o Rei do Universo pelos simples de coração, se disponibilizou inteiramente para a morte numa cruz. Assim sendo, com seus apóstolos na última Ceia, instituindo a Eucaristia e o sacerdócio, nos sujeitando ao mandamento do amor, ele anunciou que haveria de morrer. Mas, a luz iria apagar-se provisoriamente para enfim brilhar eternamente.

A caminho do calvário, Jesus encontrou-se com sua mãe. É chegado o dia! Após carregar todos os nossos pecados sob o madeiro da cruz, o Filho entrega seu espírito nas mãos do Pai. Tudo estava consumado! Jesus foi sepultado! Três dias de reflexão para nós de tudo que fizemos que necessite reparação.

Na realidade, o mundo encheu-se de esperança, afinal, Jesus entregou sua vida em prol da nossa redenção. E, após três dias, o PLANO DE DEUS toma forma definitiva: Jesus ressuscita, passando para a vida eterna, “onde está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”.

Não só neste tempo, sempre nos entreguemos inteiramente a Deus, sujeitando-nos à salvação, que é oferecida a todos nós.

FÁBIO GALVÃO – PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDAdivisoria oficial

13/03/2013 – ARGENTINO JORGE MARIO BERGOGLIO É O NOVO PAPA

papa Francisco IApós quatro votações inconclusivas em pouco menos de 24 horas, a fumaça branca apareceu às 19h05 (15h05, de Brasília) desta quarta-feira ao fim do quinto escrutínio, para a alegria e emoção da multidão reunida.

Entre a fumaça e o anúncio do nome do eleito, o público celebrou e entoou coros de “viva, o Papa”.

O novo papa da Igreja Católica é o argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTA MATÉRIA NA ÍNTEGRAdivisoria oficial

divisoria oficial

QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013

13/02/2013 (Quarta-Feira de Cinzas) – Começa a Campanha da Fraternidade, pois se inicia a Quaresma: tempo de reflexão, penitência e conversão em preparação para a Páscoa.

Na Quarta-Feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência de carne, reconhecemos a necessidade de fazer obras com as quais reparamos os danos causados com nossos pecados e para o bem da Igreja.

Contudo, o homem de hoje deve abster-se de muitos meios de consumo, de estímulos, de satisfação dos sentidos, afinal: JEJUAR SIGNIFICA ABSTER-SE DE ALGO.

CLIQUE AQUI para visualizar um artigo sobre todas as Campanhas da Fraternidade, com seus lemas e temas

divisoria oficial

ANO NOVO: FELIZ 2013 COM JESUS

Para sermos felizes em 2013, entreguemos nossas vidas a Deus. Confiemos n’Ele e receberemos tudo que o que precisarmos para vivermos bem no Ano Novo.

Que o clima de renovação e esperança toque nossos corações e que, tomados pelo Espírito Santo, possamos sentir a bondade divina,
iluminando nossos dias, alegrando nossos corações, aproximando-nos, cada vez mais, de Deus.

Aproveitemos para repensar nossas vidas, fazendo com que o Ano Novo seja o momento realmente especial de esperanças e comunhão, com sentimentos de amor e pertença definitiva a Deus.

Assim, lado a lado com Jesus, o Senhor nos guiará e fará com que tenhamos um 2013 repleto de bênçãos.

EQUIPE PASCOM

Anúncios

Comentários em: "DEUS TE ABENÇOE…" (1)

  1. Daiane Ladeia disse:

    E que vivamos a QUARESMA da forma como Jesus quer. Que todos respeitem uns aos outros e vivam de forma ordeira, seguindo os ensinamentos divinos, numa conduta baseada na fé cristã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: